Com inscrições encerradas, Congresso da LSLB segue com preparativos em ritmo acelerado
A Diretoria Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) realizou sua reunião mensal...

Desde o dia 16 de janeiro de 1957 o Brasil conta com esta instituição que sob os olhos do Senhor Deus espalha a alegria e trabalha com entusiasmo espalhando o bem.
Há registros sobre o trabalho das senhoras nas congregações luteranas desde muito cedo na sua história. Conforme escreveu o Rev. Carlos Henrique desde muito cedo na sua história. Conforme escreveu o Rev. Carlos Henrique Warth, "lemos nos anais do nosso Seminário Concórdia de Porto Alegre, que no seio da Comunidade "Cristo", no ano de 1909, se organizou uma sociedade de senhoras sob a presidência da Srª Maria Tetzlaff, cozinheira e dona de casa do Seminário, para trabalhar em prol dos estudantes necessitados. Sabemos que bom número de senhoras serviram, lavando e consertando a roupa dos estudantes e aos domingos os convidando para o almoço em suas casas. Dessa maneira ajudaram o Seminário na formação de obreiros para a igreja."CRÔNICAS DA IGREJA, pág. 208, Concórdia Editora, 1979. Os Departamentos foram surgindo conforme a necessidade da época e com objetivo de estudar a palavra de Deus e de ajudar a quem precisasse. No dia 4 de julho de 1956 se reuniram representantes das sociedades de senhoras do Distrito Porto-alegrense, na Congregação São Paulo, de Porto Alegre, com o objetivo de fundar a Liga de Senhoras Luteranas do Brasil. O convite partiu da Srª Otíllie Jabs Müller, que presidiu a reunião. O estudo sobre o Salmo 100.2 "Servi ao Senhor com alegria", feito pelo Pastor George John Müller se tornou o lema da Liga Geral. Realizou-se a eleição da diretoria provisória da Liga, com o seguinte resultado: Otíllie Jabs Müller, presidente; Elisabeth Kunstmann, secretária; Maria Rehfeldt, tesoureira. A coleta deste dia foi destinada à caixa dos estudantes necessitados. Estiveram presentes 93 senhoras, representando as uniões femininas de Porto Alegre,Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Rolante, Jaguari e Joaçaba.
A fundação de 4 de julho de 1956, foi considerada provisória, convocando-se oficialmente o 1º congresso. Em 16 e 17 de janeiro de 1957, na capela do se oficialmente o 1º congresso. Em 16 e 17 de janeiro de 1957, na capela do Seminário Concórdia, em Porto Alegre, foi realizado o 1º Congresso Geral da LIGADE SENHORAS LUTERANAS DO BRASIL, com a presença de 23 departamentos e 103 delegadas, das quais algumas vindas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo.Discutiu-se e aprovou-se o projeto dos estatutos. Houve eleição da diretoria geral: Srª Otílie Jabs Müller, presidente; Srª Irmgard Goerl, vice-presidente; Srª Martha Heine, secretária; Srª Edith Ida Karg, correspondente; Srª Erna Wagner Goerl, tesoureira; conselheiros os Revs. Ernesto Augusto Heine, Elbert Ludwig Schelp e George John Müller.
Aproveitaram a reunião da 34ª Convenção Sinodal da Igreja e o povo presente para oficializar a fundação da Liga com a realização do 1º Congresso Geral. No dia 21 de janeiro de 1957, a Convenção aprovou a moção reconhecendo oficialmente a Liga de Senhoras Luteranas do Brasil como organização auxiliar da IELB. “Com uma devoção especial, incluída no culto inaugural da Convenção Sinodal, o 1º Congresso das Senhoras Luteranas do Brasil foi dado como encerrado. Mais uma vez por esta ocasião o Rev. Rodolfo Hasse exortou as senhoras de 'Servir ao Senhor com alegria'. No final deste culto foi cantado pelo coro da Liga o hino ‘Valente exército da cruz.’ No culto de encerramento da Convenção do Sínodo, no dia 27 de janeiro de 1957, foi instalada solenemente pelo Rev. J. Müller a diretoria eleita.” Este registro encontra-se no Livro de Atas nº1 da LSLB, feito pela secretária Martha Heine.
Havia necessidade de fundar os Distritos da Liga; um já existia nessa ocasião, janeiro de 1957: o Distrito Missioneiro. Com a fundação da Liga Geral, foram formados os primeiros distritos: Alto Taquari em março de 1957 e Porto-Alegrense no dia da Ascensão do Senhor Jesus. Nos anos seguintes, aos poucos novos distritos foram formados e se filiaram à LSLB: em 1958,o Vale do Ijuí, Gaúcho Central, Paranaense.
Os distritos foram crescendo e se dividindo, enquanto os distritos se reuniam anualmente em Congressos Distritais, a Liga se reunia de três em três anos em Congresso Geral.
O 2º Congresso Geral, se realizou nos dias 21 e 22 de janeiro de 1960, na capela do Seminário, em Porto Alegre, RS. O 3º Congresso Geral, nos dias 19 e 20 de janeiro de 1962, na Comunidade São Paulo, Porto Alegre, RS. O 4º Congresso Geral, nos dias 22 a 24 de janeiro 1965, em Arroio do Meio, RS.
Foi adotado como novo hino da Liga, o hino Servas do Senhor e o Voto de Dedicação, de autoria do Rev. Martinho Lutero Hasse. O primeiro grande projeto foi mobiliar a Igreja de Brasília, DF.
O 5º Congresso Geral, nos dias 19 a 21 de janeiro de 1968, na Congregação Cristo, de Porto Alegre, RS. O segundo grande projeto foi a compra e doação de um carro para a missão em Portugal.
O 6º Congresso Nacional, nos dias 7 a 10 de janeiro de 1971,no Instituto Concórdia, em São Leopoldo, RS. O terceiro grande projeto foi a compra de um turiscar para o trabalho na missão da Transamazônica.
O 7º Congresso Nacional, nos dias 4 a 7 de janeiro de 1973, no Instituto Concórdia, em São Paulo, SP. Foi aprovada a moção que tinha como projeto: construção de locais de culto. As primeiras capelas construídas foram de Linhares, ES e Vila Jardim, Porto Alegre, RS.
O 8º Congresso Nacional, nos dias 9 a 12 de janeiro de 1975, no Colégio Bom Pastor, em Linha Brasil, Nova Petrópolis, RS. Continuou o projeto de auxilio na construção de capelas para local de culto, distribuição de material missionário e material para Escola Bíblica, preparação de liderança e crescimento espiritual.
06 Junho 2025A Diretoria Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) realizou sua reunião mensal...
04 Junho 2025No dia 8 de janeiro de 2024, ocorreu o culto de celebração pelos 44 anos da Liga de...
15 Maio 2025No dia 03 de maio, o departamento de servas da Congregação Redenção...
08 Maio 2025CORAÇÃO DE MÃE Olga Beatriz Hepp HannesCongregação Cristo, de...
20 Março 2025A Diretoria Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) reuniu-se, de forma on-line, no...
29 Outubro 2024No dia 29 de setembro de 2024, o departamento de servas Cristo, de Presidente Getúlio, SC, se...
01 Outubro 2024A Paróquia Ebenézer, de Ituporanga, SC, realizou, no dia 29 de setembro, o 13º...
23 Setembro 2024Entre os dias 13, 14 e 15 de setembro de 2024, a cidade de Cacoal, Rondônia, foi palco do...
06 Setembro 2024No dia 27 de agosto, a diretoria nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) dirigiu a...
04 Setembro 2024O Departamento de Servas da Congregação Cristo, de Coronel Barros, RS, completou...
28 Junho 2024No dia 16 de junho, a Congregação Santa Trindade – Moreira, em...
13 Junho 2024Finalmente, estamos tendo a oportunidade de viver a estação do inverno. Um...
10 Junho 2024No dia 17 de abril, o Departamento de Servas da Congregação Cristo Salvador,...
10 Junho 2024No dia 12 de abril de 1959, um grupo de senhoras da Congregação São...
25 Abril 2024No dia 21 de abril, aconteceu o culto de gratidão pelos 57 anos do Departamento de...
07 Junho 2024Nos dias 18 e 19 de maio de 2024, ocorreu o IX Congresso Distrital de Servas, na...
13 Maio 2024No Catecismo Menor encontramos a explicação de que orar é falar com Deus, com o...
30 Abril 2024A Diretoria Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) esteve reunida no dia 22 de abril,...
Locais onde você nos encontra
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar