Projetos e Ações

Conheça os projetos da LSLB

Confira  projetos da Liga de Servas Luteranas do Brasil em 2016 clicando aqui.

Projeto As Sacolinhas - Nossas ofertas abrem portas de templos

Atualmente a Liga está empenhada em ajudar na aquisição de material missionário, folhetos para Escola Dominical em pontos de missão, auxílio à construção de locais de culto e seis bolsas de estudo para formação de pastores. Todos os projetos executados nos mostram o quanto podem fazer nossas ofertas das "Sacolinhas". Há milhares de almas perdidas que podem ser alcançadas. Vamos unir nossas forças, nossas ofertas de gratidão para construir, evangelizar e testemunhar do amor de Cristo.

O projeto

Após algum tempo de funcionamento a LSLB, sentindo a necessidade de participar mais ativamente de projetos da Igreja, face à grande necessidade de recursos, criou um programa de ofertas especiais, que foi denominado "sacolinhas de missão". O objetivo era oferecer oportunidades aos Departamentos, Distritos e às Servas, inclusive aquelas que não podiam participar, ativamente, dos trabalhos nos Departamentos, de manifestar sua gratidão a Deus através de ofertas especiais em situações como aniversários, bodas, nascimentos, conquistas, vitórias, ou com regularidade.

A destinação das ofertas

Os recursos, por decisão de Congresso Nacional, são destinados parte ao Distrito e parte à Liga Nacional, e devem ser utilizados em programas especiais da Igreja. Com eles são doadas bolsas de estudo a estudantes do Seminário de Teologia, auxílios para construção de capelas, material para Escola Dominical e para Missão, aquisição de Bíblias, Revistas, e outros.

A origem do nome

A origem do nome "sacolinha" deve-se ao fato de que a "sacola" é um instrumento de uso constante da mulher; seja para suas compras, seja em viagens, lazer, etc; assim, criou-se uma pequena sacola, na qual a serva coloca sua oferta especial sempre que a Graça de Deus a move para isso. Então, numa ocasião especial, a oferta é levada ao altar durante um culto ou outro evento. Assim como a "sacola" é utilizada, pela mulher, para transportar alimentos para a subsistência da família, a "sacolinha" pode transportar os recursos que gerarão alimento espiritual para saciar a fome da Palavra de Deus nas pessoas que ainda não conhecem o Salvador.

Motivação para as ofertas

O amor de Deus que me amou primeiro. A grandeza do amor, em Cristo me conduz para a oferta. A fé criada pelo Espírito Santo no meu coração demonstra boas obras ao ofertar. Ofertar é fé viva e em ação.
Agradecer, louvar e ofertar a Deus pelas muitas bênçãos recebidas em toda minha vida.
Executar projetos que contribuem para expansão do trabalho do Reino de Deus.

Como ofertar?

A oferta não deve ser uma migalha, nem um valor fixo, mas conforme proposto no coração. A nossa oração sincera diante do trono de Deus nos auxiliará na decisão da melhor oferta. "Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também". Lucas 6.38


Queridas irmãs!

Por ocasião do "domingo de ramos", a Liga de Servas tem uma palavra especial para cada uma de nós. São inúmeras as crianças e adultos, que ainda não têm um local adequado de culto. Eles não sentem a nossa alegria no Senhor, porque lhes é barrada a vinda de Cristo pelo evangelho. A Liga de Servas tem, neste momento, uma lista de locais de culto, ainda não concluídos, e que esperam pelas nossas ofertas, para poderem abrir suas portas para Cristo e seu evangelho. Esta foto ilustra a realidade e a necessidade das nossas ofertas.

Lembro aqui as belas palavras de Deus em Mateus 21. 8: "A maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada." Jesus, o Messias Salvador do mundo, é aquele que vem. Os discípulos que Jesus conduz para Jerusalém, devem ser testemunhas de sua morte e vitória pelos pecadores, para, depois, proclamar o amor de Deus a quantos encontrarem. Com alegria, já o fazem na própria entrada de Jesus. O povo, até as crianças, canta alegremente, porque Jesus lhes foi um consolo suave. O povo, para testemunhá-lo, espalha suas capas pelo caminho, e outros espalham ramos de árvores pelo caminho, para que a entrada do Messias em Jerusalém também seja linda e suave.

O mesmo Salvador Jesus vem pelo evangelho a todos nós. Ele vem para nos curar da pior de todas as misérias, que é a culpa e a condenação, e para nos dar a bênção suprema, que é a nossa eterna bem-aventurança. O evangelho é o caminho plano e livre pelo qual Jesus vem, tanto nos cultos divinos, como nos estudos e nas devoções do departamento.
Mas, as capelas e locais de culto inacabados, ainda não conseguem ser para as pessoas um meio atraente para ouvir o evangelho de Cristo. Mesmo que seus pastores e líderes, e seus poucos membros, tragam o máximo de ofertas para concluir seu local de culto, leva muitos anos, até que ele se torne usável. Isto, sem dúvida, desencoraja a muitos para se congregarem conosco.

Caras irmãs. As nossas ofertas são adornos (que nós deixamos de comprar) que ofertamos para o progresso do evangelho. Com elas damos a Deus a capacidade de abrir as portas destes locais de culto, para que Cristo possa estar e proclamar a sua graça aos ouvintes. Nossas ofertas são os ramos verdes da esperança nos corações destes pastores e destas congregações. Levemo-las, com regularidade, e com canto de louvor aos pés do Salvador.

 

Nossos Projetos

Os projetos são os esforços em conjunto que prioriza o trabalho missionário. Alguns projetos são menores e outros são maiores em valores. Conheça alguns projetos realizados...

Os projetos são os esforços em conjunto que prioriza o trabalho missionário. Alguns projetos são menores e outros são maiores em valores. Eis alguns projetos realizados:

O primeiro projeto foi o financiamento da impressão de livro "Culto de Leitura" e folhetos missionários. Isto foi em 1957. O resultado positivo foi a ajuda para os dirigentes de cultos na ausência do pastor. Este projeto foi realizado com ofertas voluntárias das servas.
1959 -1961 - O principal projeto foi a compra de hinários para a nova missão em Goiânia, GO. Distribuição de material missionário e de Escola Dominical, hinários para Portugal, catecismo para missão em Bagé, RS, auxílio aos flagelados no Paraná.
Foi em 1963 a compra de uma vaca para o Rev. Balduino Krebs, na Gleba Arinos, no Mato Grosso, pois havia grande necessidade, as crianças do Pastor e a família estavam passando fome. O que sobrava do leite para a família, ainda podia ser vendido e tinha pequeno ganho que ajudava no salário do Pastor.
O primeiro grande projeto de 1965 a 1967 foi mobiliar a Igreja da Esperança, de Brasília, DF. A congregação era muito pequena e não havia condições de fazê-lo, pois era preciso construir logo uma igreja maior na capital do país. Hoje a CEL Esperança, de Brasília é muito atuante e contribui muito para o crescimento missionário no seu Distrito e Região. Dali surgiram outras congregações e paróquias no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Atualmente já foram trocados os móveis, colocando novos e mais modernos, mas os antigos móveis foram doados para outras igrejas que estavam precisando para terminar o seu local de cultos.
O segundo grande projeto foi compra e doação de um carro para o trabalho do Pastor Paulo Jung na missão em Portugal.
O terceiro grande projeto, de 1971 a 1973, foi a compra de um Turiscar para realizar o trabalho missionário na Transamazônica. O trabalho foi iniciado pelo Rev. Weestein, dos Estados Unidos. Mais tarde o Rev. Ivo Wille assumiu a missão. O Pastor Ivo Wille com sua esposa Hilda ficavam muitos dias fora de casa e precisavam ter um lugar onde se abrigar, morar, estudar. O turiscar também foi usado pelos missionários Cláudio Kehl e Germano Neumann. Mais tarde quando não havia mais necessidade de usar o carro que estava muito danificado pelo uso, ainda foi vendido. O valor foi aplicado na compra de um órgão para um dos pontos de missão da região. O antigo carro transformou-se num local de lanches e o proprietário também fazia missão, contando a história do seu ponto de lanches e aproveitava para testemunhar sobre o amor de Jesus.
A partir do 5º Congresso Nacional da LSLB tornou-se projeto permanente a distribuição de material missionário e de escola dominical.
Compra de diafilmes e filmes sonoros.
Construção de capelas e locais de culto. Até janeiro de 1994, haviam sido ajudados 63 locais diferentes.
Em 2002 mais de 36 lugares foram auxiliados. Até julho de 2006 foram construídas ou auxiliadas em torno de 200 locais de culto.
Em junho de 1998 foi inaugurada a 1ª Igreoca, igreja na missão dos Índios Terenos, em Anastácio, MS.

Ainda tem mais:

  • ajuda a orfanato e asilo
  • investimento e realização em cursos de liderança
  • livros e livretes
  • ajuda de 20% na aquisição de telefone para três congregações: Planaltina, DF; Caçador, SC e Uberlândia, MG
  • cursos de aprofundamento teológico
  • cursos para noivos - atendendo Teologandos e suas noivas
  • lançamento de livros e livretes especiais: Ela contou-nos isto, Grávida graças a Deus, coletânea de estudos bíblicos, Pasta de orientação, Manual de estudos bíblicos, Pasta de sugestões, Manual do Departamento Feminino,
  • mais recentemente: Ligue-se na Liga, Repartindo, Vitórias que inspiram, Uma esposa ora, folhetos de bolso.

 


COMPARTILHE:



Copyright © 2017. Todos os direitos reservados a LSLB
Desenvolvido por WobaDesign

Área de acesso  restrita!