NOTÍCIAS LSLB

Incêndio nas escolas

Chama a atenção o comentário do sociólogo José Tavares dos santos sobre o vandalismo numa escola em Eldorado do Sul, incendiada por alunos da própria instituição: "o enfraquecimento das figuras de autoridade, em especial da paterna, pode suscitar este tipo de atitude". Está na cara que as escolas e os professores são o saco de pancada numa sociedade onde as crianças e os jovens perderam a noção de limites. E por razão: os educadores profissionais tentam ser o pai e a mãe que os filhos não têm em casa, e a violência - inata no coração de todos e reforçada pela TV e internet - naturalmente recai sobre os heroicos professores que tentam salvar a pátria.

O pai tem pesada culpa no cartório. Quem afirma isto é gente entendida da mente. O psicanalista brasileiro Rubens de Aguiar Maciel afirma que existe pouco conhecimento científico sobre o tema “paternidade”. Sustenta que o pai é uma figura fundamental na estruturação da personalidade infantil: "É função do pai estabelecer limites à criança, de estabelecer essa noção de que ela não é o centro do Universo”. Outro psicanalista, o francês Charles Melman, tempos atrás alertou na Veja que "pela primeira vez na história a instituição familiar está desaparecendo e as consequências são imprevisíveis”. E citou a principal razão: a demolição do papel da autoridade paterna.

Mas isto não é coisa nova. O "antiquado" texto bíblico sempre manteve que o marido tem a autoridade sobre a família e que os filhos devem obedecer ao seu pai e, por conseguinte, a sua mãe (Efésios 5.23 e 6.1). Certos teólogos pulam esta parte da Bíblia na ideia que isto é coisa da cultura machista da época. E agora? A psiquiatria também esqueceu os novos tempos? O que descobrem agora é o projeto original do Criador, corrompido pelo pecado com a truculência masculina sobre a mulher, mas restaurado na cruz do Gólgota. Humildemente temos que voltar às classes de aula dos antigos antes que a gurizada incendeie o resto das escolas.

MARCOS SCHMIDT, pastor luterano
marsch@terra.com.br
Fone: 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS


COMPARTILHE:



Copyright © 2017. Todos os direitos reservados a LSLB
Desenvolvido por WobaDesign

Área de acesso  restrita!